A cosmetologia é a ciência que estuda os cosméticos desde a sua elaboração até a aplicação, bem como a interação de seus efeitos quando utilizados em seres humanos, e também as regras que regem essas atividades,sejam elas de natureza física, química, biológica,ou microbiológica. Atualmente, é possível realizar tratamentos cosméticos com resultados altamente satisfatórios e perceptíveis em tratamentos de prevenção do envelhecimento cutâneo, graças ao avanço das pesquisas químicas, físicas, médicas e biológicas. A partir dos estudos realizados, descobriu-se diversas tecnologias disponíveis para aumentar a ação dos produtos cosméticos, tais como a nanotecnologia, biotecnologia, entre outras.
As substâncias bioativas são utilizadas em formulações, e atuam de forma sinérgica, sendo capazes de ampliar a eficácia dos produtos. Elas possuem ciclos vitais (como nós) que envolvem concepção, crescimento, maturidade e colapso. Os bioativos são selecionados por afinidade com a pele, ou seja, são substâncias que se aproximam ao máximo à química orgânica e inorgânica dos componentes das células da pele.
(EX: Lipídeos, proteínas, vitaminas, aminoácidos, sais minerais, entre outros).
A função de um produto cosmético é determinada pela ação dos princípios ativos. Quanto maior for o grau de penetração na pele, maior a atividade e ação dos produtos nas regiões aplicadas.